Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dança para Gestantes



A dança materna para gestante visa potencializar uma vivência consciente da gravidez, é onde a mulher é convidada a experimenta-se na dança como forma e se conhecer, expressar e lidar com todas as transformações neste momento da vida.
Dançar na gestação melhora a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê. Possibilita uma assimilação mais tranquila das mudanças que vão acontecendo no corpo, com  auxilio de exercícios adequados de alongamento fortalecimento e respiração.  

Como são as aulas?Nas aulas as gestantes são convidadas inicialmente a prestar atenção ao próprio corpo, a sua respiração e ao bebê. A intenção é afinar a sintonia e contribuir para que a mulher se coloque no presente e dedique aquele momento da maneira mais inteira possível a ela e a gravidez. Depois espreguiçam bastante e percebem o próprio corpo, se há alguma dor ou tensão desnecessária. A partir disto são propostos exercícios, às vezes massagens, de acordo com as necessidades de cada uma. Depois vem a dança, à base de improvisações direcionadas à exploração do movimento, percepção dos apoios, dos impulsos, da relação com o espaço, com o bebê e com as outras grávidas. No final, mais um pouco de alongamento, respiração e compartilhamos como foi a vivência daquela aula, as imagens que surgiram. Há quem goste de registrar por escrito estas impressões e então faz isso no finalzinho.

É um curso que contribui para uma relação prazerosa com o próprio corpo e com o bebê durante a gestação. E mais:
  • Contribuir na preparar para o parto tendo como recursos a dança e os exercícios de alongamento, fortalecimento, e relaxamento, para aliviar as tensões e facilitar a ação e a entrega.
  • Compartilhar este momento com outras grávidas e experimentar juntas as adaptações do corpo a cada fase e suas transformações.
  • Reequilibrar as tensões, preparando o corpo para sustentar harmoniosamente o ganho de peso na gestação.
  • Olhar individualizado para cada mulher, visando o equilíbrio e a manutenção de uma organização corporal saudável, em função de constituição física de cada uma.
  • Possibilitar que a mulher assimile as mudanças que vão acontecendo no corpo com tranquilidade e alegria
  • Melhorar a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê. 
  • Não é necessário ter qualquer experiência com dança.



Quando fazer: A partir da 12ª semana de gestação ou antes, com a liberação do médico.

Período de Exercícios de 60 minutos.




Resumo: Dança para Getantes. Artigo do blog dançar da noiva. Saiba tudo sobre Dança para Getantes.  

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Dançar da noiva - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo