Alongamento para melhorar a flexibilidade
A flexibilidade aumenta a eficiência mecânica dos movimentos fazendo com que o indivíduo tenha um desperdício menor de energia na execução de suas atividades, além de auxiliar na prevenção de lesões e dos vícios posturais
Quanto mais jovem e maior a intensidade e freqüência com que se faz os exercícios de flexibilidade, melhor é o resultado. Porém, em qualquer idade haverá ganhos. Então, comece com exercícios para todo o corpo, e depois realize exercícios específicos, que devem ser os mais semelhantes possíveis da sua atividade.
Tenha paciência e persistência, dessa forma você progressivamente ganhará flexibilidade. Não esqueça:
• Faça um bom aquecimento antes de começar a alongar;
• Não prenda a respiração durante os exercícios;
• Faça o alongamento gradativamente, não ultrapasse o ponto de dor ou desconforto;
• Relaxe durante a execução, não faça contrações musculares;
• Mantenha-se na posição durante 20 segundos.
Existe uma infinidade de exercícios de alongamento e como já dito anteriormente, é necessário alongar o corpo como um todo e intensificar a região que se vai trabalhar mais, por exemplo, no caso do bailarino, as pernas.
Alguns exercícios para você:
Faça um exercício de borboletinha e depois vá empurrando suas pernas devagar como na foto.
Coloque uma das pernas na lateral e com a outra perna flexionada, tente segurar até onde você alcance, repetida o movimento para o outro lado.
Com a perna da frente em linha reta, deixa o corpo cair com o peso por cima dela. Mantenha essa posição por 20 a 30 segundos.
Alongue toda a coluna. Posicione a cabeça na linha dos seus ombros.
Alongue a parte posterior da coxa e panturrilha. Mantenha os joelhos bem estendidos e imagine seu calcanhar indo em direção ao teto.
Alongue a região anterior da coxa. Tenha uma imagem de que seu joelho empurra algo para baixo e ao mesmo tempo o seu quadril se mantém encaixado.