Posições pernas e braços do Ballet
O ballet foi baseado na concepção
de que ao virar os pés e as pernas pra os lados externos do corpo, isto é, para
fora, não somente se conseguia atingir mais estabilidade e maior facilidade na
movimentação, como também maior beleza de linhas.
Esse processo é chamado de en dehors (abertos), o que é adquirido lentamente sem ser forçado. Não se deve pedir a alunos principiantes um perfeito en dehors antes de seus músculos estarem aptos a executá-los sem demasiado esforço. Porém, este movimento antinatural deve se tornar para um bailarino uma segunda natureza.
Já no ballet, o princípio básico mais importante é o de aprender a virar as pernas, que em sua posição normal estão para frente, para os lados, com a ponta dos pés para fora, os calcanhares para dentro, os joelhos e as coxas acompanhando as pontas dos pés. É importante adquirir a facilidade de virar as pernas en dehors a partir da coxa até o pé, sem a ajuda dos quadris e do corpo. Porém, não é recomendável forçar demais os principiantes para evitar defeitos posteriores nos pés e nos joelhos.
Para tudo isso, porém, é também necessária uma boa colocação dos pés, que devem estar relaxados e com o peso do corpo bem distribuído (sem deixá-los cair nem para um lado nem para o outro). Distribui-se o peso do corpo em cima do pé tomando como ponto de apoio o seu meio. Além disso, quando no ar, o pé deve estar extremamente esticado, sendo que as pontas dos dedos vão para baixo forçando assim o calcanhar para fora (frente).
Contudo, com todos esses conceitos, podemos executar corretamente as cinco posições, criadas por Pierre Beauchamps no século XVII. Cada passo é iniciado e terminado em uma, assim como são utilizadas nas passagens de movimentos.
Esse processo é chamado de en dehors (abertos), o que é adquirido lentamente sem ser forçado. Não se deve pedir a alunos principiantes um perfeito en dehors antes de seus músculos estarem aptos a executá-los sem demasiado esforço. Porém, este movimento antinatural deve se tornar para um bailarino uma segunda natureza.
Já no ballet, o princípio básico mais importante é o de aprender a virar as pernas, que em sua posição normal estão para frente, para os lados, com a ponta dos pés para fora, os calcanhares para dentro, os joelhos e as coxas acompanhando as pontas dos pés. É importante adquirir a facilidade de virar as pernas en dehors a partir da coxa até o pé, sem a ajuda dos quadris e do corpo. Porém, não é recomendável forçar demais os principiantes para evitar defeitos posteriores nos pés e nos joelhos.
Para tudo isso, porém, é também necessária uma boa colocação dos pés, que devem estar relaxados e com o peso do corpo bem distribuído (sem deixá-los cair nem para um lado nem para o outro). Distribui-se o peso do corpo em cima do pé tomando como ponto de apoio o seu meio. Além disso, quando no ar, o pé deve estar extremamente esticado, sendo que as pontas dos dedos vão para baixo forçando assim o calcanhar para fora (frente).
Contudo, com todos esses conceitos, podemos executar corretamente as cinco posições, criadas por Pierre Beauchamps no século XVII. Cada passo é iniciado e terminado em uma, assim como são utilizadas nas passagens de movimentos.
1ª posição: Os pés devem estar unidos e virados para fora e os
calcanhares juntos, formando uma linha reta. Não esqueça, toda a perna deve
rodar para fora, e não apenas o pé. É possível, no início do aprendizado,
afastar um pouco os calcanhares, uns dois ou três dedos um do outro, devido à
dificuldade existente em encostar as panturrilhas uma na outra (válido também
para quem tem perna em X). Lembre-se, sempre pisem no dedinho, não deixe seu pé
cair para dentro.
Da forma mais fácil: - Na 1ª posição os pés devem estar en
dehors (abertos), calcanhares se encontrando. Os braços ficam abaixo da altura
do estômago à frente, arredondados.
2ª posição: Mesma "forma" da primeira posição, mas com os pés
afastados. Ela tem o tamanho de um degagé à la seconde, e essa distância não
deve ser aumentada para facilitar o encaixe do quadril durante o plié (para
alongar o quadríceps e o tendão de Aquiles). Assente no chão toda a superfície
do pé, não deixe pender para nenhum dos lados. Não se esqueça de, na hora do
plié, manter sempre os joelhos para fora.
Da forma mais fácil: - Na 2ª posição os pés devem ficar mais
distanciados e en dehors, calcanhares afastados um do outro. Os braços agora
continuam arredondados, só que abertos para os lados. Eles não devem
ultrapassar dos ombros. Cuidado! A mão segue a linha do braço. Não deixe a mão
caída. Fica muito feio.
3ª posição: Cruze um pé até o meio em frente ao outro. O princípio é o
mesmo: corpo para cima, pernas viradas para fora, peso sobre as duas pernas,
sem deixar o pé ceder para algum lado.
Da forma mais fácil: - A 3ª posição é menos utilizada que as
outras, e menos conhecida também. Consiste em pés en dehors, calcanhar da perna
de base "colado" atrás do calcanhar da perna à frente. O braço da
perna de trás deve estar arredondado e baixo ou à frente do tronco, enquanto o
braço da perna da frente fica aberto como o braço da segunda posição.
4ª posição: Partindo da terceira posição, faça um degagé devant, assente
o calcanhar no chão e obtenha assim a quarta posição. É a posição mais difícil,
pois um pé fica exatamente na frente do outro, o que dificulta conservar o en
dehors. Há, na verdade, duas posições: uma derivada da terceira e outra da
quinta posição.
Da forma mais fácil: - A 4ª posição se assemelha à quinta, mas
os pés encontram-se afastados, um mais à frente do outro. A ponta do pé da
perna de base faz linha com o calcanhar da perna à frente e vice-versa. O braço
da perna de trás deve ficar levantado e arredondado, ligeiramente mais à frente
que a cabeça, enquanto o braço da perna da frente fica aberto para o lado da
perna, arredondado.
5ª posição: É a mais fechada das posições. Um pé fica totalmente colocado
à frente do outro, porém não se deve deixar apoiar o calcanhar nos dedos do
outro pé.
Da forma mais fácil: - Na 5ª posição, a ponta do pé de base fica
exatamente atrás do calcanhar do pé da frente, com as coxas bem juntas uma a
outra. Os dois braços devem erguer-se de forma arredondada igualada,
mantendo-se sempre ligeiramente à frente da cabeça e as mãos a uma distância
mais ou menos de 3 a 4 dedos.
6ª posição: É uma posição inventada por certas academias, onde os pés
ficam paralelos e fechados um do lado do outro. Serve para facilitar o
aprendizado, mas não leva nenhum dos princípios das posições anteriores.
Espero que tenham gostado, em breve mais estudos
Resumo: Posições pernas e braços do Ballet. Artigo do blog dançar da noiva. Saiba tudo sobre Posições pernas e braços do Ballet.
1 Comentário:
nossa amei as dicas adoro ballet e vou seguir todas as dicas mas gostaria que vcs colocassem uma forma de exercitar para fazer aberturas (frente e lado)!!
Obrigado pelas dicas e um parabeens!!!!! <3
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